O mercado profissional tem se mostrado cada vez mais concorrido e competitivo, em qualquer carreira ou segmento. Muitas vagas existentes não atendem aos anseios e expectativas, sejam financeiros, de qualidade de vida ou mesmo de satisfação pessoal com o que se está fazendo.
O mercado segurador vem se mostrando um promissor segmento que continua crescendo, mesmo diante da recente crise econômica. Nesse contexto, ser corretor de seguros é uma alternativa muito interessante. Você será dono do seu negócio com ganhos financeiros crescentes no médio e longo prazo.
Confira agora as vantagens de ser corretor de seguros!
Ser dono do próprio negócio
O corretor de seguros pode atuar tanto como Pessoa Física, em casa trabalhando no modelo home office, ou abrir uma empresa com CNPJ e ter um escritório e até funcionários. Vale ressaltar que o corretor pode optar por ter um CNPJ e também trabalhar no modelo home office, dependendo da sua estratégia de atuação.
Ser corretor de seguros, seja PF ou PJ, é ter flexibilidade para definir seu horário de trabalho e liberdade para conciliar sua vida profissional e pessoal, porém, sem misturar as duas, principalmente quando se trabalha em casa. Ser corretor de seguros é não precisar “bater ponto” ou dar satisfação ao patrão.
Ter ganhos ilimitados
O corretor de seguros, como outros profissionais liberais, não possui teto de ganhos, que irão variar conforme seu trabalho e força de vendas. Dessa forma, ser corretor de seguros é poder ter ganhos acima da média do mercado, desde que seja feito um planejamento com metas e prazos bem definidos.
Não é difícil encontrar corretores de seguros que tenham rendimentos superiores a R$ 10.000,00. Essa é uma realidade concreta e que pode ser alcançada por profissionais que se preparam, tanto em qualificação quanto em estratégias de trabalho.
Ter ganhos crescentes
Dependendo do segmento e forma de atuação, o corretor de seguros poderá ter ganhos vitalícios e crescentes. Essa é uma forma inteligente de se trabalhar hoje e conseguir ganhos que irão se manter ao longo do tempo.
Segmentos como Seguro Saúde ou Vida proporcionam esses ganhos constantes. Outros segmentos como seguros Empresariais e Residenciais trazem comissões de até 50% sobre as vendas e possuem baixa concorrência. O segredo é estudar o mercado e identificar os segmentos mais rentáveis.
Ganhos via CLT x Ganhos do corretor de seguros
Ao longo do tempo, temos observado mudanças nas estruturas das empresas. Softwares fazem o trabalho de análise que antes era feito por vários profissionais. Os cargos de gerentes e supervisores estão reduzindo e isso faz com que o número de oportunidades de crescimento profissional e financeiro diminua.
Já os ganhos como corretor de seguros podem vir bem mais rápido do que funcionários conseguiriam através de promoções de cargos. Considerando-se o médio e longo prazo, as diferenças serão ainda maiores. Um corretor de seguros com cinco anos de profissão e trabalhando com planejamento poderá ter comissões mensais acima de R$ 10.000,00.
Liberdade para escolher a área de atuação
A flexibilidade é uma das características da profissão do corretor de seguros. E isso facilita as decisões do profissional corretor ao fazer o planejamento do seu negócio. A escolha da área de atuação, que é o segmento a ser trabalhado, é fundamental para o sucesso do corretor de seguros.
Optar por segmentos mais rentáveis, menos concorridos e também que você tenha mais afinidade são fatores que o levarão aos ganhos esperados. Analisar segmentos que tenham ligação com sua experiência profissional também é interessante. O network do corretor é fundamental no início dos trabalhos.
O crescimento do mercado de seguros
O mercado de seguros vem crescendo acima da média de crescimento do país. O PIB brasileiro em 2017 cresceu apenas 1% e o mercado segurador cresceu 7%. Se considerarmos o período entre 2005 e 2015, o mercado de seguros cresceu sempre dois dígitos, ou seja, acima de 10% por ano e em alguns segmentos o crescimento ficou acima de 40%.
A participação do mercado de seguros no PIB está muito abaixo da média mundial. Países como Estados Unidos, Alemanha e Itália estão com 8% do PIB. Reino Unido chega aos 10% e África do Sul aos 15%. Os prêmios de seguros no Brasil representam 3,6%, ou seja, o mercado ainda vai crescer muito no Brasil.
Ser corretor de seguros é um bom negócio?
Você ainda está se perguntando: “Ser corretor de seguros, isso é para mim?”.
Como vimos, o mercado de seguros no Brasil ainda crescerá muito. Estimativas de especialistas mostram que em 2025 a participação do mercado de seguros no PIB brasileiro chegue a 7,4%, dobrando de tamanho. Uma ótima notícia para quem deseja surfar nessa onda de crescimento.
Planejamento, foco e muito trabalho são os segredos para ser um corretor de sucesso.
Se você deseja ser um corretor, confira o passo a passo para se tornar um corretor de seguros.